segunda-feira, 2 de março de 2009

Plano de Curso para o Ensino Fundamental - Geografia: 7º Ano, 8º Ano e 9º Ano.

PLANO DE CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL – 2009


DISCIPLINA GEOGRAFIA

7º ANO
8º ANO
9º ANO



E.E.E.F.M. OSWALDO PIANA


Professor: Julcelho Marins da Silva




















ANO

2009


PLANO DE CURSO – ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL.
Desenvolver o espírito critico no aluno para que ele compreenda a realidade do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem;
Reconhecer as questões geográficas como relação complexa de fragmentação e globalização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 7º ANO.
Transferir e aplicar os conceitos básicos da geografia na caracterização do espaço brasileiro;
Aplicar a linguagem cartográfica na interpretação de gráficos, mapas e tabelas que ajudam a relacionar as diversas características do meio ambiente, da população e da economia brasileira;
Entender a classificação do Brasil como país emergente ou periférico e o processo histórico responsável por essa situação;
Comparar e estabelecer as diferenças e semelhanças existentes entre o Brasil e os vários grupos das regiões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 8º ANO
Identificar e localizar o continente americano;
Identificar a origem do sistema capitalista e seus períodos históricos;
Conceituar a Organização das Nações Unidas (ONU);
Descrever as principais características: do relevo, hidrografia, clima do continente americano;
Descrever o processo de colonização da América Anglo-Saxônica, América Latina;
Explicar a forte presença do Estados Unidos no comércio mundial;
Descrever as características econômicas da América Anglo-Saxônica e América Latina;
Identificar a os países Andinos, platinos e as Guianas;
Caracterizar as diferenças econômicas regionais;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 9º ANO
Identificar e localizar os continentes europeu, asiático, Oceania e Antártida;
Caracterizar os aspectos físicos, população, economia e cultura;
Identificar e debater os diversos conflitos que ocorrem nos continentes citados;
Conceituar Estado, Território e Nação;
Identificar as características de um mundo globalizado.




7º ANO

CONTEÚDOS:

UNIDADE 1 – O território brasileiro

1 – Formação do território brasileiro

2 – Localização do território brasileiro

3 – Regionalização do território

4 – Brasil: regiões e políticas regionais

Unidade 2 – Brasil: população

1 – Quantos somos e onde vivemos

2 – Diversidade da população brasileira

3 – Os movimentos migratórios no Brasil

4 – A população e o trabalho no Brasil

Unidade 3 – Brasil: campo e cidade

1 - Urbanização e industrialização do Brasil

2 – Rede urbana, problemas sociais e ambientes urbanos

3 – O uso da terra no meio rural brasileiro

4 – A concentração de terras e conflitos no campo



UNIDADE 4 – Região Norte

1 – Região Norte: apresentação e aspectos físicos

2 – Exploração e ocupação da Região Norte

3 – Ocupação e devastação na Amazônia Legal

4 – O desenvolvimento sustentável e as comunidades tradicionais


UNIDADE 5 –Região Nordeste

1 – Nordeste aspectos físicos

2 – Nordeste: ocupação e organização do espaço

3 – As sub-regiões do Nordeste

4 – Nordeste: espaço geográfico atual

UNIDADE 6 – Região Sudeste

1 – Aspectos físicos

2 – A ocupação do Sudeste

3 – Sudeste: organização atual do espaço

4 – A economia do Sudeste


UNIDADE 7 – Região Sul

1 - Aspectos físicos

2 – A ocupação e a organização do espaço sulista

3 – Aspectos da população da Região Sul

4 – Economia da Região Sul

UNIDADE 8 – Região Centro-Oeste

1 – Aspectos físicos

2 – Impactos ambientais no Cerrado e no Pantanal

3 – Centro-Oeste: expansão do povoamento

4 – Centro-Oeste: crescimento econômico







8º ANO

UNIDADE 1 – Geografia e regionalização do espaço

1 – O mundo dividido: países capitalistas e socialistas

2 – Regionalização pelo nível de desenvolvimento

3 – Países do Norte e países do Sul

4 – Regionalização de acordo com o IDH

UNIDADE 2 – Economia global

1 – A economia mundial

2 – As transnacionais

3 – Os financiadores da economia mundial

4 – Os blocos econômicos

UNIDADE 3 – O continente americano

1 – A localização e a regionalização

2 – A formação histórica do continente americano

3 – O continente americano: relevo e hidrografia

4 – Clima e vegetação

UNIDADE 4 – A população e a economia da América

1 – A população da América

2 – Atividades do setor primário na América

3 – O desenvolvimento do setor secundário

4 – O crescimento do setor terciário






UNIDADE 5 – A América do Norte

1 – Estados Unidos: território e população

2 – Estados Unidos: potência econômica e militar
3 – Canadá: o maior país da América
4 – México: entre os países ricos e os países pobres

UNIDADE 6 – América Central, América Andina e Guianas

1 – América Central: ístmica e insular

2 – América Andina: Chile, Bolívia e Peru

3 – América Andina: Venezuela, Equador, e Colômbia

4 – Guianas, Suriname e Guiana Francesa

UNIDADE 7 – América Platina

1 – América Platina

2 – O Paraguai

3 – O Uruguai

4 – A Argentina


UNIDADE 8 – O Brasil

1 – Política externa brasileira

2 – Brasil: potência regional

3 – O Brasil e as organizações internacionais

4 – O Brasil no mundo globalizado

9º ANO

UNIDADE 1 – Países e conflitos mundiais

1 – Estado, território e nação.

2 – As grandes guerras e a Guerra Fria

3- Conflitos atuais: as razões e os principais focos

4 – Terrorismo

UNIDADE 2 – Globalização e organização mundiais

1 – A globalização e seus efeitos

2 – Globalização e meio ambiente

3 – Organizações políticas internacionais e regionais

4 – Organização econômica

UNIDADE 3 – Europa I

1 – Quadro natural e problemas ambientais da Europa

2 – A população européia

3 – A economia européia

4 – Os países da Europa

UNIDADE 4 – Europa II

1 – A Europa Oriental e a crise do socialismo

2 – Europa Oriental: economia

3 – A União Européia

4 – A CEI (Comunidade dos Estados Independentes)

UNIDADE 5 – Ásia I

1 – Ásia: um continente de contrastes

2 – A população da Ásia

3 – A economia do continente asiático

4 – As civilizações asiáticas e suas religiões




UNIDADE 6 – Ásia II

1 - Rússia: um país em transição

2 – O Japão e os Tigres Asiáticos

3 – China: um universo dentro do mundo
4 – Índia: tradição e modernidade

UNIDADE 7 – África

1 – Quadro natural e regionalização da África

2 – Economia Africana

3 – As fronteiras da África

4 – Fome e doenças na África

UNIDADE 8 – Oceania e regiões polares

1 – Oceania e regiões polares

2 – Austrália e Nova Zelândia

3 – As regiões ártica e antártica: os extremos da Terra

4 – Os desafios da ciência nas regiões polares.

ESTRATÉGIAS.

Aulas expositivas e dialogadas;
Leitura e interpretação de textos;
Leitura de mapas, gráficos e tabelas;
Pesquisas;
Vídeos e filmes;
Internet (Site com jogos pedagógicos geográficos);

AVALIAÇÃO.

Trabalhos em grupo e individual;
Avaliação escrita;
Pesquisas;
Participação;
Atividades para fazer em casa.



Livro Didático do Ensino Faundamental.
Editora Moderna Ltda.
Diversos autores. Projeto Araribá

6 comentários:

piratasdageopgrafia disse...

apesar de estar bem estruturado seu plano de curso vc nao acha que esta conteudista e

Fábio disse...

pow só tem conteúdos nesse plano. Cdê as metodologias????????????

Professor Julcelho disse...

A metodologia fica a critério de cada professor.
Uso em minhas práticas pedagógicas: Sala de multimídia, datashow, alguns vídeos do You Tube e algumas músicas: exemplo "cidadão" Zé Geraldo etc.que retrata os migrações pendulares.

Anônimo disse...

Qual é a carga horária por exemplo do 7º ano? e sua bibliografia complementar?

Anônimo disse...

Parabéns! Está bacana o seu plano.
José

Anônimo disse...

Professor parabéns ajudou bastante, quanto as metodologias também concordo cada professor desenvolve a sua...muito obrigado