sábado, 10 de julho de 2010


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OSWALDO PIANA







“ESCOLA, AMBIENTE COMO UM CAMINHO PARA TRANSFORMAÇÕES”

COORDENADORES:
PROFESSORA: BEATRIZ
PROFESSOR: JOÃO DO ROZÁRIO LIMA
PROFESSOR: JULCELHO MARINS DA SILVA
PROFESSORA: MARIZA RAMIRES MARINS
PROFESSORA: MARIA BERENICE AZEVEDO

PARTICIPANTES:
PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL








SERINGUEIRAS - RO
2010


INTRODUÇÃO
A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, é por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A Educação Ambiental nas Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, tema do projeto, voltado para produção e transmissão do conhecimento, com o objetivo de um processo constante de reflexão crítica não só na aprendizagem como também na busca de alternativas e soluções para a realidade existente.
Dessa forma, a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis de ensino variando de acordo com o grau limite de cada série em seu aprofundamento.
É na infância que se inicia o processo de formação da personalidade e a escola tem um papel fundamental nesse desenvolvimento do conhecimento. Segundo Moreira, Mercia (página 123): "a criança constitui com o meio uma totalidade. Á medida que esse meio modifica, no caso quando a escola entra em cena na vida da criança, novas estimulações passam a exigir-lhe novas condutas, tirando-as do estado de equilíbrio cognitivo a que estavam acostumadas. O resultado feito das novas solicitações feitas, pelo ambiente escolar, á criança, deve ser o de levá-la a formar novos padrões de condutas cognitivas".
JUSTIFICATIVA
O projeto de Educação Ambiental na escola pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Oswaldo Piana iniciado em meado do ano de 2008 será por tempo indeterminado; contribuirá para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental.
Um projeto de Educação Ambiental implantado corretamente nas escolas tem viabilidade total, pois, ao investir em Educação Ambiental da criança sai mais barato para o governo e para toda sociedade educar o aluno desde cedo sobre o respeito para com o meio ambiente.




OBJETIVO GERAL
• Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos e comunidade escolar acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar noções básicas de ecologia com uma linguagem apropriada de acordo com a idade;
Despertar nos alunos, valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.

METODOLOGIA
• Foi encaminhado o pedido de autorização a Secretaria Estadual de Educação de Rondônia e a direção da Escola Oswaldo Piana através de uma exposição dos objetivos para execução do projeto de Educação Ambiental. Foi organizado um encontro com diretores, professores e alunos da Educação com o intuito de familiarizar os temas ambientais através de materiais didáticos pedagógicos como: livros, cartazes e filmes com linguagens apropriadas a idade escolar.
• As atividades pedagógicas estão sendo baseadas na percepção do educando com os temas propostos e a avaliação ocorrerá com a exposição dos trabalhos que mostrará o nível do seu envolvimento e atuação critica em sala de aula.
FASES DO PROJETO

HORTA DA ESCOLA
OBJETIVOS:
• Construir canteiros com hortaliças e cada sala adote um tipo de hortaliças para que cuidem.
• Enfatizar a importância das hortaliças na alimentação;
• Aprender a fazer um canteiro e a preparar o solo para o plantio das hortaliças;
• Enfatizar a importância do uso de adubos orgânicos na preparação do solo.
• Descrever os riscos à saúde quanto o uso de agrotóxicos e adubos químicos.
VIVEIRO DE MUDAS
OBJETIVOS:
• Construir um viveiro com mudas de árvores nativas da região;
• Doar mudas para a comunidade escolar para reflorestamento e jardins;
• Arborizar o pátio e ao redor da Escola.
MESAS E BANCOS
OBJETIVOS:
• Construir debaixo das árvores mesas e bancos para que durante o período mais quente do dia, os alunos deixem suas salas de aula e vão para debaixo de árvores estudarem.
• Desenhar nessas mesas jogos educativos e mapas para os alunos possam fixar conteúdos.

PALESTRAS:
OBJETIVOS:
• Palestras com os alunos e comunidade sobre a importância da Educação Ambiental no seu cotidiano;
• Apresentações culturais sobre sustentabilidade ambiental;
• Confeccionar cartazes com informações sobre Educação Ambiental abrangendo vários assuntos e fixar esses cartazes nos estabelecimentos comerciais, Igrejas e Entidades da cidade de Seringueiras.


Referências bibliográficas
Brandão, Carlos Rodrigues. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2005
Artigo: O PORQUÊ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?Assunto: EDUCAÇAO AMBIENTAL - http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=272