quinta-feira, 12 de março de 2009

Município: Seringueiras
Escola: Oswaldo Piana
Professor Cursista: Julcelho Marins da Silva
Coordenador do LIE: Lucinete Boldrini Brioli
Professor Formador: Wanderlei Aparecido Gabriel
Unidade: 2 Navegação pesquisa na internet e navegação na rede
Atividade: 3 - Navegação e leitura


Consígna: Acesse o site do Salto para o Futuro http://www.tvebrasil.com.br/salto leia alguns textos. Aproveite as idéias, e produza um texto sistematizando seus conhecimentos. Salve-o

Observa-se que há uma diversidade de recursos tecnológicos que se pode usar como recurso didático, diante de tantas opções, sugiro também o uso da música como recurso didático para o ensino de qualquer disciplina, como sou professor de Geografia, vou puxar a sardinha para meu lado. Está metodologia faz parte de experiência própria.
Música e Geografia
A utilização da música como recurso didático para o ensino de Geografia. Analisando pesquisas que apontam para a existência de alunos desinteressados em sala de aula e também pela carência de novos recursos que possam auxiliar no processo educativo, despertou-nos o interesse de usar a música como recurso didático. Para a aplicação deste método, o professor escolherá a letra de uma música que fala do conteúdo que está sendo trabalhado. Através de retro-projetor, todos cantarão, despertando o interesse e curiosidade do aluno. Na seqüência o professor poderá escolher de acordo com sua clientela como vai trabalhar seu conteúdo, visando à interatividade, o despertar do raciocínio e o senso crítico. Propomos que seja feito um debate sobre a letra da música, em que o aluno possa identificar algum conteúdo de Geografia, e assim poder fazer analogias, indagações e conclusões. Este método pode ser utilizado no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, com algumas adaptações. De forma experimental este método foi utilizado no ano de 2002, no segundo ano de Geografia da (FINAV) Faculdades Integradas de Naviraí e Escola Municipais de Naviraí-MS pelo professor Julcelho Marins da Silva, cujo conteúdo trabalhado era "Migrações". A música "Cidadão" do compositor Zé Geraldo, foi utilizada, e relata os movimentos migratórios, (Movimentos pendular, êxodo rural, migrações inter-regionais, etc.) mostrando-se muito eficaz. Esperamos que através desta proposta pudéssemos estar contribuindo para a melhoria do ensino de Geografia, visando o interesse maior dos discentes e a melhor qualidade da educação no Brasil.
Professor Julcelho Marins da SILVA
Professor Silvio Ramos PEREIRA
Município: Seringueiras
Escola: Oswaldo Piana
Cursista: Julcelho Marins da Silva
Coordenador do LIE: Lucinete Boldrini Brioli
Professor Formador: Wanderlei Aparecido Gabriel
Unidade: 4 – Debate na rede: Bate Papo, Lista, Fórum de Discussão e Netiqueta.
Atividade: 2 – Atividade de Interação ( Bate papo)


Consigna: Esta atividade é virtual.
Entre na conta de e-mail que você criou no Gmail e interaja com seus colegas utilizando o recurso de bate papo.
Converse com seus colegas sobre a possibilidade de uso dessa ferramenta (Bate Papo) em sua prática pedagógica.
Registre aqui suas considerações sobre a possibilidade de uso dessa ferramenta em sua prática pedagógica.

O uso da ferramenta (Bate Papo) é muito importante para o docente, de sua casa ele poderá atender o seu educando, de maneira eficiente, tirando-lhe dúvidas e apontando-lhes sugestões de site e Fórum sobre o conteúdo trabalhado. Farei o uso nas minhas aulas de reforço e mesmo em casa para atender aos meus alunos. É uma boa sugestão didática. Aconselho aos meus companheiros que façam o mesmo, para que possamos contribuirmos mais para a educação do Brasil. Em Bate Papo com meus colegas observei o entusiasmo dos mesmos quanto ao uso desta prática.
Município: Seringueiras
Escola: Oswaldo Piana
Cursista: Julcelho Marins da Silva
Coordenador do LIE: Lucinete Boldrini Brioli
Professor Formador: Wanderlei Aparecido Gabriel
Unidade: 4 – Debate na rede: Bate Papo, Lista, Fórum de Discussão e Netiqueta.
Atividade: 1 – Pesquisa sobre Fórum de discussão


Consigna: Procure na Internet informações sobre fóruns de discussão. Encontre informações sobre o que é um fórum e como eles funcionam. Visite também alguns fóruns. Faça aqui um pequeno relato sobre o que aprendeu. Não esqueça de anotar a fonte pesquisada. Salve-o.

Visitei o fórum opiniões sobre a globalização, observei várias opiniões sobre o assunto, uns favoráveis e outros contra. observa-se que muita das vezes, uma opinião não é respeitada pelo os demais participantes de um fórum, esse seria o ponto negativo com relação ao fórum, mas, também torna-se positivo quando as opiniões são respeitadas e debatidas, trazendo mais conhecimentos para os participantes. Observando o site, pude observar várias opiniões sobre as divergências da globalização, que na maioria das vezes, opera a xenofobia, o individualismo e a supremacia dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos.

http://www.sobresites.com/anime/forum/viewtopic.php?t=3349&sid=7724220ea98922e09ea76aa6393016c8
Município: Seringueiras
Escola: Oswaldo Piana
Cursista: Julcelho Marins da Silva
Coordenador do LIE: Lucinete Boldrini
Professor Formador: Wanderlei Aparecido Gabriel
Unidade: 7 – Criação de Blog
Atividade: 3 – Leitura (Obrigatória)

Consígna: Leia os textos: “Sete motivos para o professor criar um blog” (http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636)
Quer Aprender? Crie um Blog” (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html)
Elabore um texto comentando o uso do Blog na educação e Salve-o.
Obs: Caso não consiga acessar pelo endereço, escreva o nome do texto na caixa do Google e pesquise.

A importância do blog como recurso didático

Observa-se que o Blog é um endereço que poderá nos auxiliar como recurso didático para o ensino de qualquer disciplina, dependerá da criatividade do professor. Por ser um endereço muito bom para se acessar, fica claro que nos oferece possibilidades do professor interagir com seu aluno, oferecendo-lhe espaço da exposição de conteúdos e atividades, indicação de sites, que auxiliará o aluno no seu aprendizado. O professor pesquisa os melhores endereços e o aluno já tem um norte, daquilo que o mesmo precisa. Possibilitando para que a pesquisa seja bem sucedida, devido a falta de tempo que o aluno tem para ficar buscando sites, que muitas vezes não são recomendados aos mesmos em sua pesquisa, e o professor colando alguns endereços no seu blog, facilitará o desempenho da aprendizagem do aluno. Conclui-se se essa sugestão vier a ser acatada por todos professores, com certeza a educação melhorará muito em nosso país.
Município: Seringueiras
Escola: Oswaldo Piana
Cursista: Julcelho Marins da Silva
Coordenador do LIE: Lucinete Boldrini
Professor Formador: Wanderlei Aparecido Gabriel
Unidade: 7 Criação de Blogs
Atividade: 1 - Conhecendo e Analisando Blogs (obrigatória)

Consígna: Visite alguns Blogs e observe os aspectos: Tempo, Espaço, Estética e Interatividade
Faça um pequeno relato comentando suas impressões e salve-o.

Observando os Blogs da lista, vemos tantas possibilidades de estéticas a serem adotadas, e também de ser usado como recurso didático para o ensino de qualquer disciplina, depende da criatividade do professor. Também serve como interação entre aluno e professor, onde o professor tem um espaço para publicar suas idéias, e outras pessoas compartilharem do seu conhecimento, isso, com certeza contribuirá para a melhoria da educação no Brasil. Conclui-se que se os professores participantes deste curso, por em prática o que tem aprendido, suas aulas tornaram mais eficazes e descontraídas.

Unidade 1

file:///home/professor/Desktop/atividades dos cursistas do PROINFO/Julcelho Marins da Silva/Curso de Introdução a Educação Digital em LINUX/Unidade 1

Comemorado Dia da ÁrvoreSexta-feira, 22 de Setembro de 2006

A Gerência Municipal de Meio Ambiente e Turismo- GEMA em parceria com a Gerência Municipal de Educação - GEMED, comemorou no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí, o Dia da Árvore (21), onde foi realizado o plantio de mudas nativas na área do bosque e nascente do córrego. Estiveram participando do evento 150 alunos do CIEI, 100 da Creche Mamãe Zezé; 80 do Projeto de Aceleração, acompanhados pelos professores Julcelho Marins da Silva e Agda Cristiane Pacola e 38 do Programa Agente Jovem acompanhados pela professora Lucilene Finotto. Os alunos foram recebidos e instruídos pela equipe de Meio Ambiente e Educação; a ambientalista Kátia Vivian Chrestani Borges ficou responsável pelo plantio com os alunos do CIEI e da Creche na área do bosque e o professor da Gerência de Educação Waldiney Gomes de Aguiar e o funcionário da Gerência de Meio Ambiente Maxuel Santos de Sá, acompanharam os alunos da Aceleração e Agente Jovem até a nascente do Cumandaí, onde cada um plantou uma árvore. Foram plantadas mudas de Embaúba, Canafístula, Jequitibá, Jatobá-mirim, Uva-japonesa, Candeia, Capixingui, Timburi, Ipê-rosa, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Canjarana, Ingá-do-brejo, Jambolão, Araticum-cagão, Piuna e Guarita. O Gerente de meio ambiente, João do Carmo Neves (Professor Chocolate), saliente que o plantio de mudas faz parte do projeto de conscientização que a GEMA em parceria com a GEMED vem desenvolvendo junto aos escolares “antes do plantio das mudas passamos informações sobre a importância das árvores para o vida e sobretudo, destacamos a necessidade da preservação ambiental e da recuperação de área degradadas, através do plantio dessas árvores”, comenta o ambientalista. Vale lembrar que os trabalhos de Educação Ambiental são realizados durante toda semana no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí, com todas as escolas e demais entidades interessadas, devendo ser agendadas previamente no escritório do Parque, através do telefone 3461-3334.

domingo, 8 de março de 2009

Cartaz vencedor da Conferência da Escola Oswaldo Piana.


Este cartaz retrata os objetivos dos alunos da
Escola
Oswaldo Piana.
nele estão inserido a nossa
proposta de melhorar a qualidade do
ambiente escolar, plantando árvores
nativas da região, debaixo dessas
árvores construir mesas com bancos
e nessas mesas desenhados jogos
educativos e mapas para que os
alunos aprendam brincando, também
para que nas horas mais quente do dia
os professores façam suas aulas;
observa-se que as aulas realizadas
no pátio da escola são mais produtivas
do que em sala de aula, (assim
comentam alguns professores).

sexta-feira, 6 de março de 2009

PLANO DE CURSO GEOGRAFIA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UNIDADE 01- DESCOBRINDO A GEOGRAFIA
1 – Ciência do espaço
2 – Paisagens naturais e artificiais
3 – O Brasil no mundo
4 – Divisões política
UNIDADE 02 – ASTRONOMIA
1 – Principais astros
2 – A Terra e seus movimentos
UNIDADE 03 – MEIOS DE ORIENTAÇÃO
1 – Meios naturais e artificiais
2 – Coordenadas geográficas
3 – Fusos horários – os horários do mundo
UNIDADE 04 – CARTOGRAFIA
1 – Mapas
UNIDADE 05 – HIDROSFERA
1 – Oceano e mares
2 – Rios – características gerais
UNIDADE 06 – RELEVO TERRESTRE
1 – Deriva dos continentes e camadas da Terra
2 – Vulcões e terremotos
3- Relevo brasileiro
UNIDADE 07 – ATMOSFERA E VEGETAÇÃO
1 – Elementos e fatores climáticos
2 – Precipitações atmosféricas
3 – Mudanças climáticas no mundo
4 – Tipos climáticos do Brasil
5 – Paisagens vegetais no mundo
UNIDADE 08 – POPULAÇÃO E ECONOMIA
1 – Crescimento da população mundial
2 – População brasileira – formação, crescimento e distribuição
3 – Setores da economia
4 – Desigualdade social no Brasil

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Que os alunos consigam ler textos, mapas, gráficos, tabelas, interpretar as diferentes escalas;
Se localizar dentro de seu espaço geográfico e resto do mundo, identificando a importância do seu espaço a nível global.
Identificar e caracterizar a importância das bacias hidrográficos do Brasil e mundo e aprender sobre as vantagens de sua preservação;
Conhecer e identificar os principais biomas do Brasil e do mundo e ter uma consciência de Educação Ambiental.
Saber as principais atividades econômicas do Brasil e do mundo e o processo de formação, crescimento e distribuição e caracterizar as desigualdades sociais.

ESTRATÉGIAS:
Leitura e interpretação de textos, mapas, gráficos e tabelas.
Jogo da velha sobre as capitais brasileiras para fixação.
Atividades de reflexão.

AVALIAÇÃO:
Por escrita.

PLANO DE CURSO DE ARTE PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UNIDADE 01 – COMUNICAÇÃO VISUAL
1 – Elementos caracterizadores das Artes Visuais
UNIDADE 02 – COMUNICAÇÃO MUSICAL
1 – O som
2 – Representação do som musical
UNIDADE 03 – ELEMENTOS DA MÚSICA
1 – Rítmo
2 – Melodia
3 – Harmonia
UNIDADE 04 – PRODUÇÕES MUSICAIS NA HISTÓRIA
UNIDADE 05 – TEATRO
1 – Elementos teatrais
2 – Nasce o teatro
UNIDADE 06 – ELEMENTOS CARACTERIZADORES DO TEATRO
1 – Texto
2 – Personagem
3 – Caracterização
4 – Cenografia
5 – Sonoplastia
6 – Iluminação
7 – O texto e o contexto
UNIDADE 07 – A DANÇA DESDE A PRÉ-HISTÓRIA
1 – Por que dançamos?
UNIDADE 08 – RÍTMOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
1 – Lundu
2 – Maxixe
3 – Choro
4 – Modinha
5 – Música caipira e sertaneja
6 – Baião
7 – Forró
8 – Interpretar e improvisar

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Que os educandos possam identificarem os elementos caracterizadores das Artes Visuais;
Saber a importância da música no processo histórico cultural das sociedades, identificar o que é rítimo, melodia e harmonia de uma música e a conhecer as produções teatrais;
Identificar os elementos caracterizadores do Teatro e sua importância;
Conhecer os rítmos que marcaram a História do Brasil.
ESTRATÉGIAS:
Leitura e interpretações de textos, observação e comparação de imagens e rabiscos etc.
AVALIAÇÃO:
Avaliação por escrita.

segunda-feira, 2 de março de 2009

A Utilização Da Música Como Recurso Didático Para O Ensino De Geografia

Música e Geografia
A utilização da música como recurso didático para o ensino de Geografia. Analisando pesquisas que apontam para a existência de alunos desinteressados em sala de aula e também pela carência de novos recursos que possam auxiliar no processo educativo, despertou-nos o interesse de usar a música como recurso didático. Para a aplicação deste método, o professor escolherá a letra de uma música que fala do conteúdo que está sendo trabalhado. Através de retro-projetor, todos cantarão, despertando o interesse e curiosidade do aluno. Na seqüência o professor poderá escolher de acordo com sua clientela como vai trabalhar seu conteúdo, visando à interatividade, o despertar do raciocínio e o senso crítico. Propomos que seja feito um debate sobre a letra da música, em que o aluno possa identificar algum conteúdo de Geografia, e assim poder fazer analogias, indagações e conclusões. Este método pode ser utilizado no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, com algumas adaptações. De forma experimental este método foi utilizado no ano de 2002, no segundo ano de Geografia da (FINAV) Faculdades Integradas de Naviraí e Escola Municipais de Naviraí-MS pelo professor Julcelho Marins da Silva, cujo conteúdo trabalhado era "Migrações". A música "Cidadão" do compositor Zé Geraldo, foi utilizada, e relata os movimentos migratórios, (Movimentos pendular, êxodo rural, migrações inter-regionais, etc.) mostrando-se muito eficaz. Esperamos que através desta proposta pudéssemos estar contribuindo para a melhoria do ensino de Geografia, visando o interesse maior dos discentes e a melhor qualidade da educação no Brasil.
Palavras-chave: música; Geografia, educação.
Professor Julcelho Marins da SILVA
Professor Silvio Ramos PEREIRA

Plano de Curso para o Ensino Fundamental - Geografia: 7º Ano, 8º Ano e 9º Ano.

PLANO DE CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL – 2009


DISCIPLINA GEOGRAFIA

7º ANO
8º ANO
9º ANO



E.E.E.F.M. OSWALDO PIANA


Professor: Julcelho Marins da Silva




















ANO

2009


PLANO DE CURSO – ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL.
Desenvolver o espírito critico no aluno para que ele compreenda a realidade do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem;
Reconhecer as questões geográficas como relação complexa de fragmentação e globalização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 7º ANO.
Transferir e aplicar os conceitos básicos da geografia na caracterização do espaço brasileiro;
Aplicar a linguagem cartográfica na interpretação de gráficos, mapas e tabelas que ajudam a relacionar as diversas características do meio ambiente, da população e da economia brasileira;
Entender a classificação do Brasil como país emergente ou periférico e o processo histórico responsável por essa situação;
Comparar e estabelecer as diferenças e semelhanças existentes entre o Brasil e os vários grupos das regiões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 8º ANO
Identificar e localizar o continente americano;
Identificar a origem do sistema capitalista e seus períodos históricos;
Conceituar a Organização das Nações Unidas (ONU);
Descrever as principais características: do relevo, hidrografia, clima do continente americano;
Descrever o processo de colonização da América Anglo-Saxônica, América Latina;
Explicar a forte presença do Estados Unidos no comércio mundial;
Descrever as características econômicas da América Anglo-Saxônica e América Latina;
Identificar a os países Andinos, platinos e as Guianas;
Caracterizar as diferenças econômicas regionais;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 9º ANO
Identificar e localizar os continentes europeu, asiático, Oceania e Antártida;
Caracterizar os aspectos físicos, população, economia e cultura;
Identificar e debater os diversos conflitos que ocorrem nos continentes citados;
Conceituar Estado, Território e Nação;
Identificar as características de um mundo globalizado.




7º ANO

CONTEÚDOS:

UNIDADE 1 – O território brasileiro

1 – Formação do território brasileiro

2 – Localização do território brasileiro

3 – Regionalização do território

4 – Brasil: regiões e políticas regionais

Unidade 2 – Brasil: população

1 – Quantos somos e onde vivemos

2 – Diversidade da população brasileira

3 – Os movimentos migratórios no Brasil

4 – A população e o trabalho no Brasil

Unidade 3 – Brasil: campo e cidade

1 - Urbanização e industrialização do Brasil

2 – Rede urbana, problemas sociais e ambientes urbanos

3 – O uso da terra no meio rural brasileiro

4 – A concentração de terras e conflitos no campo



UNIDADE 4 – Região Norte

1 – Região Norte: apresentação e aspectos físicos

2 – Exploração e ocupação da Região Norte

3 – Ocupação e devastação na Amazônia Legal

4 – O desenvolvimento sustentável e as comunidades tradicionais


UNIDADE 5 –Região Nordeste

1 – Nordeste aspectos físicos

2 – Nordeste: ocupação e organização do espaço

3 – As sub-regiões do Nordeste

4 – Nordeste: espaço geográfico atual

UNIDADE 6 – Região Sudeste

1 – Aspectos físicos

2 – A ocupação do Sudeste

3 – Sudeste: organização atual do espaço

4 – A economia do Sudeste


UNIDADE 7 – Região Sul

1 - Aspectos físicos

2 – A ocupação e a organização do espaço sulista

3 – Aspectos da população da Região Sul

4 – Economia da Região Sul

UNIDADE 8 – Região Centro-Oeste

1 – Aspectos físicos

2 – Impactos ambientais no Cerrado e no Pantanal

3 – Centro-Oeste: expansão do povoamento

4 – Centro-Oeste: crescimento econômico







8º ANO

UNIDADE 1 – Geografia e regionalização do espaço

1 – O mundo dividido: países capitalistas e socialistas

2 – Regionalização pelo nível de desenvolvimento

3 – Países do Norte e países do Sul

4 – Regionalização de acordo com o IDH

UNIDADE 2 – Economia global

1 – A economia mundial

2 – As transnacionais

3 – Os financiadores da economia mundial

4 – Os blocos econômicos

UNIDADE 3 – O continente americano

1 – A localização e a regionalização

2 – A formação histórica do continente americano

3 – O continente americano: relevo e hidrografia

4 – Clima e vegetação

UNIDADE 4 – A população e a economia da América

1 – A população da América

2 – Atividades do setor primário na América

3 – O desenvolvimento do setor secundário

4 – O crescimento do setor terciário






UNIDADE 5 – A América do Norte

1 – Estados Unidos: território e população

2 – Estados Unidos: potência econômica e militar
3 – Canadá: o maior país da América
4 – México: entre os países ricos e os países pobres

UNIDADE 6 – América Central, América Andina e Guianas

1 – América Central: ístmica e insular

2 – América Andina: Chile, Bolívia e Peru

3 – América Andina: Venezuela, Equador, e Colômbia

4 – Guianas, Suriname e Guiana Francesa

UNIDADE 7 – América Platina

1 – América Platina

2 – O Paraguai

3 – O Uruguai

4 – A Argentina


UNIDADE 8 – O Brasil

1 – Política externa brasileira

2 – Brasil: potência regional

3 – O Brasil e as organizações internacionais

4 – O Brasil no mundo globalizado

9º ANO

UNIDADE 1 – Países e conflitos mundiais

1 – Estado, território e nação.

2 – As grandes guerras e a Guerra Fria

3- Conflitos atuais: as razões e os principais focos

4 – Terrorismo

UNIDADE 2 – Globalização e organização mundiais

1 – A globalização e seus efeitos

2 – Globalização e meio ambiente

3 – Organizações políticas internacionais e regionais

4 – Organização econômica

UNIDADE 3 – Europa I

1 – Quadro natural e problemas ambientais da Europa

2 – A população européia

3 – A economia européia

4 – Os países da Europa

UNIDADE 4 – Europa II

1 – A Europa Oriental e a crise do socialismo

2 – Europa Oriental: economia

3 – A União Européia

4 – A CEI (Comunidade dos Estados Independentes)

UNIDADE 5 – Ásia I

1 – Ásia: um continente de contrastes

2 – A população da Ásia

3 – A economia do continente asiático

4 – As civilizações asiáticas e suas religiões




UNIDADE 6 – Ásia II

1 - Rússia: um país em transição

2 – O Japão e os Tigres Asiáticos

3 – China: um universo dentro do mundo
4 – Índia: tradição e modernidade

UNIDADE 7 – África

1 – Quadro natural e regionalização da África

2 – Economia Africana

3 – As fronteiras da África

4 – Fome e doenças na África

UNIDADE 8 – Oceania e regiões polares

1 – Oceania e regiões polares

2 – Austrália e Nova Zelândia

3 – As regiões ártica e antártica: os extremos da Terra

4 – Os desafios da ciência nas regiões polares.

ESTRATÉGIAS.

Aulas expositivas e dialogadas;
Leitura e interpretação de textos;
Leitura de mapas, gráficos e tabelas;
Pesquisas;
Vídeos e filmes;
Internet (Site com jogos pedagógicos geográficos);

AVALIAÇÃO.

Trabalhos em grupo e individual;
Avaliação escrita;
Pesquisas;
Participação;
Atividades para fazer em casa.



Livro Didático do Ensino Faundamental.
Editora Moderna Ltda.
Diversos autores. Projeto Araribá

Plano de Curso de Geografia para o Ensino Médio: elaborado pelo Professor Julcelho Marins da Silva.

PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
Adquirir o domínio da linguagem geográfica e cartográfica que é complementada pelo uso correto das normas básicas da linguagem portuguesa. Comparando os fenômenos geográficos e reconhecendo as semelhas e diferenças existente entre eles, explicando porque elas existem.
OBJETIVOS ESPECIFICOS.
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Saber usar e interpretar escalas e descrever as transformações da Terra;
Interpretar os conceitos de fatos geográficos e transferir para situações reais, sendo capaz de tomar posições critica com argumentações embasadas nessas situações;
Relacionar as formas de apropriação do espaço geográfico pelo homem e os problemas ambientais causados por essas atividades;
Contextualizar temas de interesse global como água e os diversos tipos de poluições.
2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Compreender as mudanças ocorridas no espaço geográfico, identificando-as em seu contexto histórico e estabelecendo entre elas uma relação temporal;
Aplicar os conhecimentos específicos das linguagens geográficas e cartográfica na interpretação de gráficos, mapas, e tabelas que permitam a compreensão de fatos econômicos e geopolíticos;
Identificar as relações entre problemas ambientais e situações geográficas;
Comparar os vários processos de formação econômica, identificando o papel que desempenham nas diferenças existentes entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Transferir e aplicar os conceitos básicos da geografia na caracterização do espaço brasileiro;
Aplicar a linguagem cartográfica na interpretação de gráficos, mapas e tabelas que ajudam a relacionar as diversas características do meio ambiente, da população e da economia brasileira;
Entender a classificação do Brasil como país emergente ou periférico e o processo histórico responsável por essa situação;
Comparar e estabelecer as diferenças e semelhanças existentes entre o Brasil e os vários grupos das regiões;
Identificar as mudanças sócio econômicas no Brasil

1º ANO DO ENSINO MÉDIO
· CONTEÚDOS:
Espaço geográfico, lugar e paisagem. CAPÍTULO 01
· Espaço geográfico: conjunto de lugares e de relações.
· A paisagem: o espaço que você pode perceber
· Espaço, paisagem e tempo
· A localização dos lugares no espaço geográfico
· Sistemas e redes.
· Questões para reflexão
A representação do espaço geográfico: a cartografia. CAPÍTULO 02
· A cartografia: interesse muito antigo
· Cartografia: arte e ciência
· Mapas ou cartas
· A linguagem dos mapas
· Questões para reflexão
A formação do espaço natural: placas tectônicas e estrutura geológica. CAPÍTULO 03
· A evolução geológica da Terra
· A estrutura da Terra
· A teoria das placas tectônicas
· Questões para reflexão
A formação do espaço natural: dinâmica interna e externa. CAPÍTULO 04
· A dinâmica interna da Terra
· A dinâmica externa da Terra
· Questões para reflexão
A erosão e a contaminação dos solos. CAPÍTULO 06
A erosão do solo
Impactos ambientais causados pela agricultura.
O problema do lixo
· Questões para reflexão

As fronteiras naturais do mundo. CAPÍTULO 07
· As esferas da Terra
· Grandes biomas do mundo
· Os climas do mundo
· Questões para reflexão
Água: escassez e poluição. CAPÍTULO 12
O ciclo hidrológico e a distribuição dos recursos hídricos
Disponibilidade, uso e consumo de água
Água: motivo de guerra
Poluição das águas
· Questões para reflexão
Desenvolvimento sustentável: problema global. CAPÍTULO 14
Impactos ambientais
O mundo acorda para os problemas ambientais
Convenção da Biodiversidade
Os defensores da natureza
· Questões para reflexão
Características da população mundial. CAPÍTULO 23
O mundo mais velho
A população economicamente ativa (PEA)
Áreas mais povoadas e áreas menos povoadas
Diversidade cultural e étnica da população mundial.
· Questões para reflexão
A agricultura, a pecuária e os sistemas agrários. CAPÍTULO 48
Agricultura e fome
A atividade agrária no mundo
A subordinação do campo à cidade
Principais produtos agrícolas do mundo
Pecuária: principais rebanhos
Os sistemas agrários.
· Questões para reflexão
A evolução da atividade industrial no mundo. CAPÍTULO 39
Estágios da produção industrial
Dois tipos diferentes de industrialização
A concentração industrial
Tipos de indústrias
· Questões para reflexão
Urbanização e crescimento urbano: metrópoles, megalópoles e megacidades. CAPÍTULO 28
Urbanização e crescimento urbano
Hábitat – centro das Nações Unidas para assentamentos Humanos (CNUAH).
· Questões para reflexão



2º ANO DO ENSINO MÉDIO
· CONTEÚDOS:

Estado-Nação, território e fronteiras políticas. CAPÍTULO 15
· Estado-Nação e nação
· Território e territorialidade
· Fronteiras políticas
· Continentes e Oceanos
· Questões para reflexão

O capitalismo e a divisão internacional do trabalho (DIT). CAPÍTULO 29
· O capitalismo e a construção do espaço geográfico
· Questões para reflexão.

O mundo bipolar: a guerra fria. CAPÍTULO 30
· O socialismo
· Capitalismo X Socialismo
· Questões para reflexão

A economia-mundo.CAPÍTULO 31
· O capitalismo na guerra fria
· A multipolaridade
· A globalização

O subdesenvolvimento . CAPÍTULO 32
· As origens do subdesenvolvimento
· As características do subdesenvolvimento

O comércio multilateral e os blocos regionais. CAPÍTULO 51
· As regras do comércio internacional
· Questões para reflexão
·
Europa: o continente dos blocos econômicos. CAPÍTULO 53
· A União Européia
· O Espaço Econômico Europeu

A CEI e a herança da URSS. CAPÍTULO 54
· O fim da URSS
· A Comunidade de Estados Independentes
· Questões para reflexão.

Terrorismo, religião e soberania. CAPÍTULO 17
· Terrorismo politico e terrorismo religioso
· Entre a paz e o terrorismo
· O Islã da paz

Oriente Médio: território e territorialidade. CAPÍTULO 18
· Território
· História e diversidade étnica e religiosa
· Conflitos pelo território: a territorialidade
· Questões para reflexão

China: Potência do Século XXI? CAPÍTULO 56
· Do imperialismo ao socialismo
· O Grande Timoneiro
· Economia socialista de mercado
· O outro lado do dragão
· A maior populaçao do mundo
· Regiões naturais e atividades econômicas




Desenvolvimento sustentável. (Textos diversos)
· Uso racional da água e coleta do lixo
· Atividades de reflexão.

América Latina. CAPÍTULO 33
· Ao sul do rio Grande
· A pobreza na América Latina
· Atividades de reflexão.


África. CAPÍTULO 34
· O Saara divide a África
· Questões para reflexão

Estados Unidos, a superpotência mundial. CAPÍTULO 38
· Expansão territorial: o Destino Manifesto
· A arrancada industrial
· A organização do espaço econômico
· Crescimento e estruturação da população
· A influência dos EUA no mundo atual
· Questões para reflexão.

3º ANO DO ENSINO MÉDIO
· CONTEÚDOS

A África. (pesquisas)
· economia
· população
· relevo. (pesquisas)

O território brasileiro: posição geográfica. CAPÍTULO 20
· Posição geográfica e localização
· Fusos horários do Brasil
· Territorialidade nacional e fronteiras
· Questões para reflexão

A formação do território brasileiro. CAPÍTULO 19
· Expansão territorial no Brasil colônia
· A importância das atividades econômicas
· Expansão das fronteiras no Império e na República
· A atual configuração do território brasileiro
· Questões para reflexão


Organizaão político-administrativa e divisão regional do Brasil. CAPÍTULO 21
· República Federativa do Brasil
· A organização político-administrativa do Brasil
· A divisão regional do Brasil
· Questões para reflexão.

O espaço brasileiro: relevo e estrutura geológica. CAPÍTULO 05
· Relevo submarino e relevo continental
· O relevo do Brasil
· Extrutura geológica do Brasil
· Classificação do relevo brasileiro
· Questões para reflexão

O espaço natural brasileiro: clima. CAPÍTULO 11
· A tropicalidade
· Os elementos do clima do Brasil
· Os fatores do clima do Brasil
· A classificação climática brasileira
· Questões para reflexão

As fronteiras naturais do Brasil. CAPÍTULO 08
· Os domínios morfoclimáticos
· Os biomas brasileiros
· Questões para reflexão


O comércio exterior brasileiro. CAPÍTULO 52
· Balança comercial
· Evoluçao do comércio exterior brasileiro
· A balança comercial brasileira
· Os “corredores” de exportação e de importação brasileiros.
· Questões para reflexão





A agricultura, a pecuária e os sistemas agrários. CAPÍTULO 48
· Agricultura e fome
· Atividade agrária no mundo
· A subordinação do campo à cidade
· Principais produtos agrícolas do mundo
· Pecuária: principais rebanhos
· Os sistemas agrários

A agricultura e a pecuária no Brasil: estrutura fundiária. CAPÍTULO 49
· Latifúndio, monocultura, escravidão
· A agricultura brasileira após a industrialização
· A pecuária do Brasil
· O agronegócio no Brasil
· A estrutura fundiária no Brasil
· Questões para reflexão.
Brasil, país subdesenvolvido industrializado. CAPÍTULO 43
· Investimentos estrangeiros e transacionais
· O modelo econômico “arquipélago”
· Os complexos regionais brasileiros
· Os “quatro brasis”
· Os Eixos Nacionais de Integraçaão e Desenvolvimento
· Questões para reflexões

A indústria no Brasil. CAPÍTULO 44
· A era Vargas e a era Kubtschek
· A internacionalização da indústria
· A indústria brasileira na globalização
· A indústria brasileira no século XXI
· A localização industrial do Brasil
· Distribuição espacial das indústrias no Brasil
· Questões para reflexões

Problemas energéticos no Brasil. CAPÍTULO 46
· Fontes de energia no Brasil
· Questões para reflexões

Recursos minerais do Brasil e do mundo. CAPÍTULO 47
· Minerais e minérios
· Recursos minerais do Brasil
· Minerais metálicos
· Minerais não metálicos
· Questões para reflexões



Transportes e telecomunicações no Brasil. CAPÍTULO 57
· O transporte e o custo Brasil
· Modais de transportes no Brasil
· As telecomunicações no Brasil
· Questões para reflexões

Crescimento demográfico: população mundial e do Brasil. CAPÍTULO 22
· Crescimento demográfico
· Fases de crescimento da população mundial
· Teorias demográficas
· Crescimento demográfico e meio ambiente
· O crescimento da população brasileira
· Questões para refexão

Brasil: migrações internas e internacionais. CAPÍTULO 26
· Movimentos migratórios internos
· Migrações internacionais
· A emigração de brasileiros.
· Questões para reflexão

O processo de urbanização no mundo e no Brasil. CAPÍTULO 27
· Como definir uma cidade
· Sítio urbano e a origem das cidades
· Evolução do fenômeno urbano
· As cidades nos países desenvolvidos
· As cidades nos países subdesenvolvidos
· O crescimento da população urbana no mundo
· Problemas urbanos
· Processo de urbanização no Brasil
· Questões para reflexões.

Impactos ambientais em biomas brasileiros. CAPÍTULO 09
· Impactos ambientais no Brasil: visão geral
· Impactos ambientais em biomas brasileiros
· Política de preservação ambiental
· Impactos ambientais em sistemas urbanos brasileiros
· Questões para reflexão


ESTRATÉGIAS:
· Dinâmicas de grupos;
· Leitura de mapas, gráficos e tabelas.
· Construção de textos, debates promovidos pelo professor, juntamente com os alunos;
· Apresentação de seminários com base nas leituras, nos debates e nas aulas expositivas dialógicas;
· Análise de filmes em vídeos;
· Elaboração de relatórios e pesquisas;
· Interpretação oral e verbal;
· Questões objetivas e subjetivas.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Instrumento.
· Interpretação oral e escrita
· Participação em grupo
· Trabalhos para fazer em casa
· Potencialidade, assiduidade, participação.
· Diálogos
· Resumos
· Pesquisa

Livro Didático: Geografia Geral e do Brasil
Autores: Lúcia Marina e Tércio. Ed. ática.